Abelhas
Elas fazem parte da classe de insetos e são animais com grande diversidade ecológica e taxonômica. Exercem papel importante no ecossistema, esses insetos são extremamente sensíveis a degradação o que pode promover a diminuição da população ou até mesmo a extingui-las de terminado ambiente, logo são indicadores ambientais. São excelentes polinizadores, responsáveis pela conservação da diversidade e multiplicação da vegetação. As abelhas são uma ferramenta de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Proporcionando para muitos trabalhadores uma ótima fonte de renda pois a apicultura é uma atividade em que se comercializa o mel produzido por esses insetos.
Os ninhos das abelhas são formados em locais com condições favoráveis para desenvolvimento dos imaturos, no ninho pode haver três tipos de formações, as operárias, zangão e rainha. As abelhas estão dividas em castas e cada uma atua de maneira importante para a colônia:
- Operárias: responsáveis por alimentar toda a colônia, limpeza da mesma e fazem a coleta de néctar, pólen e água pata produção do mel. Seus órgãos reprodutores são atrofiados por crescerem em um alvéolo pequeno da colméia;
- Zangão: atua na reprodução da colônia, sendo o responsável pela fecundação;
- Rainha: responsável pela orientação da colônia e pela postura dos ovos.
Atualmente existem 20.000 espécies descritas de abelhas sociais (vivem em colônias e há castas) e solitárias (não há cooperação entre indivíduos e cada fêmea constrói seu próprio ninho). Podem voar a uma velocidade de 21-24 km a 8 metros do solo e chegam a percorrer 3 km ou até 6 km em situações extremas. Carregam até 70 mg de carga (alimento, materiais para construção do ninho e água) através da corbícula localizada em uma das suas pernas. Nem todas as abelhas possuem o ferrão, um apêndice associado a glândula de veneno com musculatura própria encontrado apenas na rainha e nas operária. Quando ameaçadas as operárias atingem suas vitimas inoculam seu ferrão que fica preso na vítima e logo depois morrem. A rainha geralmente não utiliza seu ferrão em vitimas, apenas para a postura dos seus ovos.
Quando ocorre uma enxameação é quando ha procura de novo local para instalação de um nova colônia, esta enxameação pode ser viajante e não são agressivos já que possuem sua atenção voltada para sobrevivência. Mas quando há o melhor a se fazer é não matar nenhum desses insetos, pois sua morte libera um feromônio que sinaliza as outras uma situação de risco.
PREVENÇÃO
Para evitar situação de ataque alguns cuidados podem ser tomados:
- Usar roupas claras por que escuras atraem as abelhas;
- Não matá-las para que o cheiro não atraia outras;
- Não fazer barulho, pois ruídos as atraem;
- Evitar movimentos bruscos;
- Ensinar as crianças a se precaver;
- Em caso de ataque proteja sempre a cabeça.
Picadas de abelha podem causar queda rápida de pressão sanguínea, insuficiência respiratória, hemorragia, dificultar a coagulação e inchaço cutâneo. No caso de ataque o ideal é procurar pessoas especializadas para retirada da colméia.