Aranhas
As aranhas são um dos animais que mais causam fobias entre os humanos. Apesar de assustadoras fazem um excelente papel no meio ambiente, sendo responsável por controlar diversos insetos além serem responsáveis pela decomposição e incorporação de matéria orgânica no solo.
São animais carnívoros e possuem uma dieta diversificada, alimentando se de insetos e invertebrados maiores. Seus predadores são lagartos, sapos, escorpiões e cobras. Não são animais agressivos e inoculam seu veneno apenas quando comprimidas contra algum corpo estranho a elas. Ao caçarem, as aranhas inoculam seu veneno nas vítimas com enzimas digestivas que realizam digestão extracorporal, após um tempo com suas vitimas já liquefeitas as aranhas sugam o tecido para sua alimentação. Sua reprodução ocorre com a liberação de feromônios para reconhecimento da sua própria espécie, os macho armazenam os espermatozoides em um casulo de seda que é tomado pelos pedipalpos (apêndices articulados localizados na “cabeça”) e levados até a fenda ventral (onde se encontram os órgãos reprodutores).
Aranhas de importância médica:
Atualmente existem 44.906 espécies de aranhas descritas no mundo todo dividido 3.935 gêneros, desses apenas quatro são considerados de importância média pela Organização Mundial de Saúde.
Os quais estão:
- Loxosceles conhecidas como aranha armadeira;
– corpo de 3,5 a 5 cm de comprimento de coloração listradas marcantes nas patas dianteiras.
- Phoneutria chamada de aranha marrom;
– um corpo de 3 a 4 cm de coloração uniforme marrom.
- Latrodectus a famosa viúva negra ;
– Abdômen com mancha vermelha o que a difere de outras aranhas.
- Araneomorpha chamada de caranguejeira
– Corpo de 15 a 20 cm de coloração marrom-preto com bastante pelos no abdômen.
A picada desses animais ocorrem como forma de defesa, quando em comprimidas contra o corpo humano, no momento do uso de vestimentas ou manuseio de objetos. Podem causar sérios problemas neurotóxicos como inchaço, dores intensas no local, distúrbios na visão, pode levar o individuo a estado de choque e conseqüentemente a óbito. As reações hemolíticas são caracterizadas por icterícia (coloração amarelada da pele) e anemia, o veneno pode causar destruição das hemácias impedindo o transporte de gases e causando óbito da vítima por asfixia celular.O veneno dessas aranhas podem causas inclusive necrose em certos locais.
Para evitar picadas desses aracnídeos:
- Manter jardins e quintais limpos;
- Evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material e construção nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios;
- Evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto às casas;
- Em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar;
- Não pôr a mão em buracos, sob pedras, sob troncos “podres”;
- Observar calçados e de luvas;
- Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.
Em caso de picadas é necessário procurar ajuda em algum centro anti-venenamento o mais rápido possível para que o veneno não haja no organismo.