Controle e Manejo de Pombos

home | serviços | Controle e Manejo de Pombos

Controle e Manejo de Pombos

Afaste “educadamente” os pombos do seu cotidiano

Embora sejam o símbolo da paz, pombos são responsáveis por transmitir várias doenças. É importante para a saúde mantê-los distantes. Suas fezes podem trazer problemas respiratórios. De quebra, essas aves ainda disseminam carrapatos, que trazem agravos ao homem e aos animais domésticos.

Além de todos esses males, pombos geram grandes quantidades de excrementos, entupindo calhas e gerando mau cheiro, danificam estruturas físicas das construções e apodrecimento de forros de madeira, pelo acúmulo de ninhos e fezes. Suas fezes ácidas além de sujar, estragam pinturas, superfícies metálicas, fachadas e monumentos. Cada pombo produz cerca de 2,5 kg de fezes ao ano. Podem contaminar grãos e alimentos, em silos e indústrias.

Eles se alimentam basicamente de grãos e sementes, porém, durante o processo de adaptação às cidades, é comum encontrar estes animais comendo restos de refeições, lixo e até mesmo o canibalismo. Em locais onde os pombos são alimentados, ocorre proliferação de ratos, baratas e moscas devido às sobras de alimentos que ficam no chão e às fezes que atraem moscas.

É considerada um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, os pombos possuem poucos predadores, o que facilita sua reprodução. Tendo de 5 a 6 ninhadas por ano, uma colônia de pombos não controlada pode duplicar a cada ano.

O seu controle deve ser feito por pessoas devidamente autorizadas, com uma declaração de nocividade emitida por órgão governamental da área da saúde, agricultura ou meio ambiente. Além disso, a eliminação direta dos animais só pode ser realizada quando tiverem sido esgotadas medidas de manejo ambiental que restrinjam o acesso aos abrigos e fontes de alimento (Instrução Normativa Ibama Nº 141, De 19 De Dezembro De 2006).

Somos especialistas em métodos de controle de pombos

Para fornecer uma alternativa de solução a esse problema tão comum dos centros urbanos — que traz grandes estragos, principalmente em portos e aeroportos — a Vip Ambiental oferece o Controle de Pombos trabalhando sempre com os 4As.

A Limpeza é primordial nos trabalhos da Vip ambiental e de maior importância no controle de pombos e aves, é realizada por técnicos treinados, com roupas descartáveis de proteção e máscaras com filtros apropriados. Os excrementos são extraídos com varrição e aspirados por um sistema seguro incorporando todo o trabalho de Limpeza, Higienização, Desinfecção contra piolhos, bactérias, remoção de ninhos, ovos, fezes e aves.

Temos soluções permanentes para o controle de pombos e aves, conheça alguns métodos de controle:

Captura

Trata-se de um trabalho feito, só por contrato anual, com:

  • Monitoramento quinzenal, semanal ou diário;
  • Equipe full time;
  • Distribuição de armadilhas de captura em massa com grandes capacidades de armazenamento de pombos com proteção, alimento e água;
  • Centralização de atrativos aos pombos em pontos específicos;
  • Coleta e transporte;
  • Soltura em área apropriada com condições naturais aos pombos a uma distância a qual eles não retornem;
  • Controle por anilhamento das aves para acompanhamento de possíveis retornos e garantir que elas não voltem;
  • Nebulizações noturnas em abrigos e locais de reprodução;
  • Palestras educativas para não alimentarem os pombos.

Barreiras Físicas

São projetados para impedir pombos, urubus, pardais e gaivotas. Tudo é projetada e personalizado para a sua residência ou empresa, método inofensivo para as aves, e quase invisível. Trabalhamos com problemas em todos os tipos de estruturas.

Telas protetoras 

Bloqueiam a entrada de pombos e outras aves e pássaros em áreas abertas como galpões, vãos livres, pontos diversos de edificações, telhados forros – impedindo a entrada de aves.

Espículas 

Consiste na instalação de pontas flexíveis que impedem o pouso da ave devido a situação do material utilizado. Não provocando ferimento à ave.

Espirais 

Consiste na instalação de espiral telescópica em aço inoxidável, eficaz ao encontro dos pombos em áreas de pouso, é instalada nos locais com uma variedade de fixadores. Apresenta uma barreira física a aves e pássaros que pousam representando uma plataforma instável de permanência. Não provoca nenhum ferimento à ave. Usos: Beirais, parapeitos, muros, grades e pontos retos e/ou curvos de curta e longa distância.

Fios Tencionados 

A fixação dos fios se dá nas extremidades por uma base. Estes acessórios podem ser empregados em calhas de prédios, parapeitos, beirais e quaisquer outras superfícies a critério da situação encontrada. Dificulta o pouso das aves. Não provoca nenhum ferimento à ave. Instalação com medidas incorretas e forma errada não dará resultado, a atuação de um profissional nesta instalação é necessária e importantíssima.

Repelentes

Gel Repelente 

Causa uma sensação de queimadura nos pombos espantando-os gradativamente do local. Este processo se mantém ativo por cerca de 3 meses – “educando” a ave a não voltar mais ao local. O processo é gradativo e eficaz (repele sem ferir a ave). 

Repelente Líquido

Com princípio ativo não tóxico e com ação apenas de odor, provoca o abandono do abrigo (indicado p/ situações muito específicas).

Campo Eletromagnético

Não é veneno, é tecnologia

O procedimento de controle é feito por meio de uma instalação do campo magnético em pontos estratégicos do telhado. O processo é rápido, limpo e seguro. Saiba mais detalhes:

  • Impede o pouso dos pombos
  • Emite pulsos de energia de baixa frequência
  • Totalmente ecológico
  • Consumo de energia muito baixo (10watts/hora)
  • Não causa danos às aves, aos animais domésticos e ao homem
  • Instalação rápida

Medidas de prevenção

  • Não dar alimentos, com pouca oferta de alimentos a população diminui naturalmente;
  • Limpeza de local com fezes. Antes deste procedimento é importante umedecer o ambiente e, durante a remoção utilizar máscara ou pano úmido na boca e nariz;
  • Construir barreiras físicas para dificultar a construção de ninhos e abrigos repelindo-os sem ferir, matar ou capturar, cumprindo as determinações legais, tornando as estruturas completamente desfavoráveis ao pouso e a formação de ninhos.
Ivaldo Cabral pode te ajudar!

A VIP AMBIENTAL está no segmento de controle de pragas há mais de 20 anos, sempre trabalhando com grandes empresas e evoluindo com o passar dos anos, nós desenvolvemos um sistema único, eficiente e seguro para o control ed eextermínio de anuimais sinantrópicos nocivos.

Ivaldo Cabral - Consultor de Vendas
71 32872818

Envie informações sobre o seu caso e entraremos em contato:






    VIP É SER NOSSO CLIENTE. NINGUÉM FAZ COMO NÓS FAZEMOS !!