Você conhece os riscos da falta de controle e manejo de cães e gatos?

home | blog | Você conhece os riscos da falta de controle e manejo de cães e gatos?

Você conhece os riscos da falta de controle e manejo de cães e gatos?

Todo cuidado e pouco!

A Raiva é uma zoonose viral, a mais perigosa de todas, ataca o sistema nervoso podendo causar uma inflamação do cérebro que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e mortalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. O vírus rábico, contido na saliva do animal, é transmitido principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Giardíase: está entre as principais verminoses transmitidas por animais domésticos está a giardíase, causada pelo protozoário Giardia spp. Seu contágio acontece tanto do animal doméstico para o homem quanto vice-versa, e é desencadeado pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos (também conhecidos como ovos) do protozoário. Esses cistos também podem ser encontrados na pelagem dos animais.

Bicho-geográfico: também conhecido como Larva migrans cutânea, o bicho-geográfico está presente no intestino de cães e gatos infectados. Nos humanos, causa uma dermatozoonose cujo principais sintomas são irritação, coceira e um aspecto de contorno de mapa no local da lesão. Nos animais domésticos, a transmissão acontece de um pet para outro, por via oral, cutânea ou placentária. Já os humanos são infectados pelo contato direto com as larvas, presentes no solo contaminado pelas fezes dos animais doentes, como gramados, quintais e jardins.

Toxoplasmose: causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, presente nas fezes de gatos contaminados, essa é uma doença infecciosa grave para as gestantes (causando danos irreversíveis ao feto, como microcefalia e alterações oculares) e pessoas com baixa imunidade (levando à morte).

Leishmaniose: é uma doença de caráter zoonótico que acomete o homem e diversas espécies de animais silvestres e domésticos. Causada por protozoários do gênero leishimania, a doença pode causar danos fatais aos seres humanos, como úlceras na pele e órgãos (nesse caso, é fatal em cerca de 90% dos casos). Sua transmissão acontece quando o animal é infectado pelo protozoário a partir da picada do mosquito-palha contaminado. Quando o mesmo mosquito pica o homem, este também é infectado pela doença.

A VIP Ambiental faz o controle dessas espécies, conheça nossa metodologia.