Jardinagem? Manutenção de áreas verdes?
Conheça algumas definições utilizadas neste serviço.
Áreas verdes:
São todas as áreas gramadas ou plantadas ordenadamente com espécies decorativas de vários tamanhos e espécies, além das áreas verdes não tratadas, cobertas por vegetação natural, abrangendo margens de lagos, pavimentos, prédios, campos de areia etc. além de áreas essenciais ao bom aspecto e segurança da instalação como frentes de guaritas, áreas de circulação, campos de visão da vigilância, taludes, vasos, canteiros e etc.
Corte de gramado:
A gramado deve ser mantida numa altura entre 2,5 e 3,5cm e a frequência de corte é determinada pelo crescimento vegetativo. A programação varia de 15 a 25 dias em relação ao corte anterior.
Adubação:
A adubação deve ser realizada a cada 90 dias ou quando necessário, sempre respeitando a necessidade nutricional de cada espécie assim com o tempo certo e técnicas empregadas e sempre seguida de irrigação para evitar a queima.
O procedimento deve ser feito com a utilização de uma adubadeira manual ou mecanizada.
A quantidade mais recomendada de adubo e o melhor adubo a ser utilizado (químico ou orgânica) é baseada na análise de solo.
Irrigação:
A irrigação deve ser diária, exceto nos dias de chuva, cada planta tem seu volume hídrico a ser considerado e respeitado dependendo do solo, clima e temperatura.
A irrigação deverá ser feita nas horas menos quentes do dia e com pouco vento para reduzir a evaporação e a queima do gramado, daremos preferência para início da manhã ou após as 16 horas.
Controle Sanitário:
Cada espécie pode requerer um trato sanitário específico. Devem ser feitos controles periódicos nos gramados, árvores e arbustos mediante avaliação do responsável técnico da empresa.
Áreas de pátio:
São todas as áreas pavimentadas para pedestres e automóveis existentes.
Poda:
Consiste na conservação das árvores e arbustos, com podas de galhos secos ou verdes, bem como daquelas localizadas sob alimentadores de energia elétrica de alta ou de baixa tensão, cachos de frutos após a queda da frutificação, além das que ofereçam perigo ao trânsito automotivo e de pedestres.